tribuna da tauromaquia 

Hoy es día grande para la plaza de toros de Vila Franca de Xira. Es dia de aniversario. Y logicamente, de fiesta. Esta noche habrá una corrida de 6 toros en solitario para el cavaleiro Salgueiro da Costa y arranca ya con la llegada del nuevo mes, la Feira de Outubro.

Hoy, la Real Tertulia ha resucitado el viejo cartel de aquel día de inauguración, tantos años atrás...

Hoje é o aniversário da Praça de Toiros "Palha Blanco" de Vila Franca de Xira!


La Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira tampoco se ha quedado atrás en un día como este. Ya nos hacíamos eco horas atrás del apunte -interesante siempre- hecho esta madrugada, con una foto tomada a las puertas de la plaza de toros a esas horas, a cargo del estudioso, gran taurino también, vilafranquense de pro, David Fernandes, técnico superior -por cierto- en la propia Junta de Freguesia vilafranquense. Ahora, por gentileza de la Junta de Freguesia, les trasladamos una foto que evoca aquel día 30 de Septiembre de 1901... un aspecto parcial de la plaza "Palha Blanco" llena hasta los topes de público en la fecha inaugural. 
A JUNTA DE FREGUESIA DE VILA FRANCA EVOCA |
A 30 de Setembro de 1901, com a presença do Chefe de Estado Português, Dom Carlos I, e da Família Real, é inaugurada a Praça de Toiros de Vila Franca de Xira, que será depois intitulada de “Palha Blanco” em homenagem ao Filantropo e Benemérito Local, José Pereira Palha Blanco, que encabeçou a construção da Praça, cujos lucros serviriam para sufragar, à época, uma Instituição Social de Crianças. Depois da extinção dessa Instituição, a Praça passou à posse da Misericórdia local, que a conserva, mantém e promove, com objetivos culturais e sociais.
A centenária Praça de Toiros “Palha Blanco” é um edifício icónico da Cidade, que identifica Vila Franca em Portugal e no Mundo, pelo seu caráter distintivo e por representar, em património, traços da matriz cultural e social local.
Vila Franca tem um Património Único!
(imagem superior : foto contemporânea da inauguração, da bancada da Praça de Toiros, com a presença de várias individualidades, onde se identificam além da Família Real, o próprio Palha Blanco / coleção privada)