tribuna da tauromaquia 

La plaza de toros Palha Blanco, de Vila Franca de Xira, cumple ya en este 30 de Septiembre... nada menos que 121 años de edad. Esta madrugada, para todo el Mundo, el erudito, historiador y estudioso, amigo del club de la tribuna da tauromaquia, David Fernandes, lo ha resaltado en la red social Facebook. Sus palabras merecen destaque, más cuando proceden de un vilafranquense de pro...

Depois de um notável colóquio sobre "Vila Franca: passado, presente e futuro" (Semana Cultural 'Tradições e Tertúlias', org. Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira), em que, com naturalidade, também se abordaram as expressões da Cultura e Arte Tauromáquica, da Tertulianidade Vilafranquense, sua história, vivências, prospectivas e estratégias de futuro, não resisti a vir dar os Parabéns à velhinha Praça de Toiros "Palha Blanco", nos primeiros minutos do seu Aniversário, pelo muito que ela significa e personifica, pelo modo como fomos concordantes que ela é um Sinal Identitário dos Vilafranquenses.
E porque, como disse um dos oradores, "a Tauromaquia é uma âncora, mas não nos pode deixar presos ao passado" (LC), reflectiu-se sobre as potencialidades da integração, da pedagogia, da convivialidade, da promoção da cidadania, da mobilização e do primado de influência da Cidade, das Tertúlias, dos Vilafranquenses e dos apaixonados pela Festa de Toiros, rumo à edificação do Futuro, radicado num Presente consciente do seu Passado histórico. Esta noite, a Cidade "pensou-se"! Grato a todos!
(fotografia captada há pouco, aos primeiros minutos do dia 30.09.2022, 121º aniversário da icónica Praça de Toiros 'Palha Blanco')