Duarte Soares Rebelo Paes Pinto, nasceu a 20 de Setembro de 1983 em Paço de Arcos. É filho do cavaleiro tauromáquico Emídio Pinto e neto do internacional e campeão do mundo em hoquéi em patins Emídio Pinto, fundador da Coudelaria que deixou aos seus herdeiros, e muitos frutos tem dado ao longo das várias temporadas.

Duarte é licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, e exerce desde 2008 o cargo de Técnico na área de Economia de Produção, na empresa Agroges 

A 28 de Abril de 2002 estreou-se nas arenas e dois anos mais tarde, a 8 de Maio de 2004, foi consumada a prova de cavaleiro praticante. Ambos os acontecimentos ocorreram na Feira do Cavalo, em Porto Salvo.

A 23 de Julho de 2009, tomou a alternativa das mãos de seu pai, na praça de touros do Campo Pequeno. Teve como padrinhos de honra Luís Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio. Completaram o cartel os cavaleiros Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, João Caetano e Marcos Bastinhas e os grupos de Forcados Amadores de Monforte, Cascais e Elvas.

Reportagem com 140 fotos de Araújo Maceira, exclusivo da tribuna da tauromaquia