Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante : queremos corridas de toiros na "Carlos Relvas", em Setúbal

Gustty

Los aficionados de la zona de Setúbal están que trinan. Ven venir el exterminio de la Tauromaquia, la imposibilidad de celebrar corridas de toros en lo que surja a construir en tiempo próximo en la que fue histórica plaza de toros "Carlos Relvas"... Creen que la Câmara Municipal, gobernada por anti-taurinos que disimulan su condición por evitar rechazos entre los habitantes de la capital sadina, tiene entre manos el propósito de cargarse e imposibilitar la celebración de corridas de toros en aquella ciudad del Sado.

Por ello han hecho público un manifiesto y piden ayuda a todos los taurinos para que firmen el mismo y echen una mano, para decir a los fundamentalistas que gobiernan Setúbal que están llevando a cabo un atropello...

Petição : 

VOLTAR A TER TOUROS 

NA "CARLOS RELVAS", EM SETÚBAL

Para: Presidente da Câmara Municipal de Setúbal; Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal

Exm.ª Senhora Presidente da Câmara Municipal de Setúbal:
Exm.º Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal:

Conforme o preâmbulo do Decreto-Lei 306/91 de 17 Agosto “A Tauromaquia é, indiscutivelmente, parte integrante do património e da cultura popular portuguesa”.
Por esse motivo e dado o facto desta tradição estar de tal forma enraizada na Cultura e Identidade Portuguesa, foi criada recentemente, uma secção de Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura.

A Tauromaquia é igualmente, parte integrante do património cultural da cidade de Setúbal.
De tal modo, que em 15 de Setembro de 1889, foi inaugurada a Praça de Touros de Setúbal, denominada primitivamente de “D. Carlos”. Após a implantação de República, passou a denominar-se Praça de Touros Carlos Relvas.

Nos últimos tempos, tem-se vindo a assistir à degradação da mesma, sendo que deixou de ter condições para acolher qualquer tipo de espectáculo, tauromáquico ou de qualquer outra natureza.

Revitalizar e maximizar as potencialidades da Praça de Touros de Setúbal, prestes a completar 121 anos de existência, foi a pretensão que levou a propriedade da centenária praça, a entregar uma proposta de viabilização junto do Departamento Urbanístico da Câmara de Setúbal, em 29 de Novembro de 2007.
A 22 de Junho de 2009, a sessão pública camarária deu parecer favorável ao projecto de reabilitação da Praça de Touros “Carlos Relvas”, sendo que todas as forças políticas, com assento camarário, aprovaram o projecto.

Estava dado o passo necessário para que a centenária Praça, pudesse acolher todo o tipo de espectáculos, e não apenas tauromáquicos, à semelhança do que tem acontecido com outras praças congéneres do país, sendo o maior exemplo, a do Campo Pequeno em Lisboa.
Transformando-se assim numa Praça Cultural, um espaço multi-usos de extrema importância para a cidade de Setúbal, uma vez que nada de parecido existe, e transformando a mesma num pólo central e de visitas.

No entanto, desde a data de aprovação do projecto, que nada se faz, continuando a Praça encerrada ao público.

Os Peticionários, pretendem deste modo mostrar o seu descontentamento, pela forma como o município está a tratar este imóvel.
Imóvel, este que é parte integrante da cultura tauromáquica colectiva, histórica e da identidade setubalense.


Pelo exposto, vêm os abaixo assinados exercer o seu direito de petição, com o intuito de chamar a atenção de V. Exas. para esta situação, e devolver a Setúbal e à sua Praça a dignidade há tanto reclamada e prometida, transformando-a num espaço agradável e multi-cultural.


Artículo Anterior Artículo Siguiente