42 fotos) A noite importante na que os Forcados de Cascais deram o litro no Coliseu Figueirense...

tribuna da tauromaquia by Araújo Maceira

Los Forcados Amadores de Cascais tuvieron, especialmente en su segundo toro, una muy esforzada actuación, plena de valentía, en su comparecencia en el final de agosto, en la plaza de toros de Figueira da Foz. Las imágenes que siguen, en el reportaje amplio de Araújo Maceira, son prueba de ello. No en vano, el forcado de caras, en el caso del toro lidiado en quinto lugar en esa noche del 27 de agosto, fue aclamado y premiado con dos vueltas al ruedo...

O Grupo de Forcados Amadores de Cascais foi fundado a 19 de Setembro de 1963. O Cabo fundador foi José Júlio Costa. O Cabo actual, Paulo Loução, lidera o Grupo desde 5 de Agosto de 2016.
O Cabo fundador do Grupo foi José Júlio Costa, tendo a presentação do grupo decorrido a 19 de Setembro de 1963. O grupo teve como forcados fundadores: José Júlio Costa (Cabo), Luís de Mascarenhas, Carlos Anacleto , José Carradinha, Augusto Ferreira do Amaral, João Gaspar, António Bustorff , Américo Guerra, Mário Agostinho, Filipe Malta da Costa, Sequeira Nunes, Rui Alvarez, Eduardo Bobone, Manuel Ponte, Joaquim Mourão, Fernando Burnay e Nuno Esperança.
José Júlio Costa transmitiu o comando do Grupo a Luís de Mascarenhas. Foi já com o 2º Cabo que o Grupo participou na sua primeira corrida, realizada a 24 de Março de 1964 na antiga e já desaparecida Praça de Toiros de Cascais. As 4 pegas da corrida foram concretizadas por Luís de Mascarenhas (Cabo), Carlos Anacleto , José Carradinha e Augusto Ferreira do Amaral.

Ao longo da sua história o Grupo conta também com actuações no estrangeiro: Espanha, França e Estados Unidos da América.
Tendo diminuído a captação de novos valores na região e não havendo corridas de toiros em Cascais pela desaparição da praça de toiros, no século XXI a maioria dos elementos do grupo passaram a ser oriundos do Alentejo, ainda que conservando a denominação original de "Grupo de Forcados Amadores de Cascais", salvando assim a memória taurina que a cidade de Cascais tem.

O actual Cabo é Paulo Loução, tendo assumido o comando do Grupo a 5 de Agosto de 2016 numa corrida realizada em Beja.
Cabos até hoje : 
João Costa Pereira (1971–1973)
Luís de Mascarenhas (1964–1966)
Vítor Freire (1966–1970)
Mário Agostinho (1970–1976)
Francisco Cano (1981–2000)
José Luís Zambujeira (2000–2007)
Pedro Marques (2007–2012)
Joel Zambujeira (2012–2016)
Paulo Loução (2016–presente)

Pueden ver a mayor tamaño las fotos haciendo click sobre cada una de ellas... 













































Artículo Anterior Artículo Siguiente