Soraia Costa

La cavaleira de Santa María da Feira se vio muy arropada

Paco Velásquez, dando la vuelta. Obsérvese el lamentable piso de la plaza...

Rui Salvador, como siempre, muy aclamado...

Rui Salvador

La representante de la ganadería de António Valente acompaña a Soraia en la vuelta al ruedo

Cortesías a cargo de Soraia Costa, la hija del también cavaleiro José Carlos Portugal


El cartel de este domingo en Ferreira-a-Nova

Crónica e fotos de Pedro Ferreira, do Clube de Amigos da tribuna da tauromaquia.

FERREIRA-A-NOVA : OS CAMPOS DO MONDEGO VOLTARAM A VER TOURADA. 

Em boa hora a povoação de Ferreira-a-Nova decidiu incluir uma corrida de touros nas suas Festas locais de honra a São Tomé. 

Ontem inaugurou-se a temporada na região centro do país. Com 3/4 de casa bem preenchidos coube a Rui Salvador, Soraia Costa e Paco Velasquez enfrentar um curro da ganadaria do Mondego de ferro de António Valente e a rapaziada mais jovem dos grupos de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e das Caldas da Rainha a honra de os pegarem e exercerem a arte tão típica portuguesa de pegar toiros. 

Rui Salvador andou alegre e correto frente aos seus dois exemplares deixando bons ferros nos seus oponentes. Destaque para o segundo curto da ordem, no decorrer da lide, no que abriu a função. 

Soraia Costa esteve bem no segundo toiro da tarde mas subiu a parada no quinto com uma lide alegre frente a um bom toiro. No final da quinta lide do dia, lenço azul e ganadeira -Diana Valente- na volta de consagração na companhia da toureira e forcado. 

Paco Velásquez sentiu as duas caras da moeda. Bem no seu toiro lidado no terceiro lugar; e no que encerrou a função, sentiu já o péssimo estado do piso. O terceiro toiro da tarde, proporcionou uma boa prestação ao matador/cavaleiro português que rematou a lide com um exemplar par de bandarilhas. 
No sexto da tarde, o touro com mais peso e idade sentiu-se já o mau estado do piso com o animal muito agarrado ao chão, ainda assim o toureiro dos Riachos, esteve por cima do hastado e acabou com uma lide agradável. 

No que diz respeito às pegas da tarde, foram repartidas pelos grupos de forcados amadores de Vila Franca e Caldas da Rainha. 
Pelo grupo ribatejano pegaram, Vasco Carvalho, Rodrigo Andrade e Diogo Hartley. 
Pela formação das Caldas da Rainha foram solistas os forcados Francisco Calisto, Salvador Serrenho e Martim Graciosa. 

Apenas uma pequena nota: no futuro deve-se acautelar e acondicionar melhor o piso do redondel. 
No final parabenizar a organização das festas e esperar que se crie mais uma data tradicional da tauromaquia nacional.