Jaime M. Amante)

O aviso está lançado. Sempre atento, o meu amigo Miguel Sousa Azevedo, deixa o recado... para os mais distraídos. Já diz o provérbio popular : "do buraco mais pequeno sai o coelho maior".
Então : duas curiosidades...

1- Não deixa de ser um contrassenso o PAN apresentar esta iniciativa legislativa após o final de mais uma Feira Taurina que contou com uma fortíssima adesão de público.

2 - O PAN têm pouca expressão eleitoral no Grupo Central, exercendo a sua actividade e influencia politica principalmente na Ilha de São Miguel.

A iniciativa legislativa do PAN/Açores, entregue na Assembleia Legislativa Regional, esta semana, pretende "abolir quaisquer práticas taurinas na região".
O partido propõe a extinção de "todos os espetáculos tauromáquicos, como as vacadas, as touradas de praça e touradas à corda que ainda ocorrem em três das nove ilhas dos Açores, ainda que com maior frequência na ilha Terceira".
Na iniciativa legislativa o partido prevê a possibilidade de reconversão das praças de touros existentes na região em equipamentos multiusos para "fins verdadeiramente culturais ou desportivos".
O PAN propõe ainda a criação de medida de incentivo à inserção no mercado de trabalho e fomento ao emprego dos trabalhadores que se dediquem, em regime de exclusividade às touradas.
Citado na nota de imprensa, o deputado do PAN/Açores, Pedro Neves, considera que "é o momento de darmos este passo civilizacional nos Açores".