Vila Franca de Xira entró en su semana grande, que desembocará en un fin de semana más grande todavía, con la celebración ya por todo lo alto de los 90 años de la gran fiesta del "Colete Encarnado". Definitivamente, ya casi todos los rincones de la ciudad ribatejana, taurina por excelencia, muestran detalles que nos hacen presente la gran fiesta. Incluso los burladeros y las vallas protectoras para las largadas de toros están ya colocadas.

Un paseo por Vila Franca en estas jornadas es -siempre- algo especial, de ahí que recomendemos muy vivamente, especialmente el sábado y domingo, el primer fin de semana de julio, no dejar de hacer una visita a la ciudad que conserva y defiende sus tradiciones y que es -dicho sea de paso- santo y seña de la Tauromaquia portuguesa. 

El centenar y pico de fotos que siguen, de Araújo Maceira, reflejan lo que puede ser un simple paseo de unas horas, por el centro de Vila Franca, y lo que se abre ante nuestros ojos... sin duda, no poco que ver, además de la entrañable plaza de toros "Palha Blanco".

Pulsando sobre la foto que les interese, pueden verla a mayor tamaño en la pantalla del computador...







90 ANOS, 90 DIAS, 90 HORAS
Ditou o destino que as Festas do Colete Encarnado regressassem a Vila Franca de Xira no ano do seu 90.º Aniversário.
Para celebrar esta data, e após dois anos de interregno por força da pandemia, foi apresentado o conceito: “Colete Encarnado 2022: 90 anos, 90 dias, 90 horas”.
Ao longo de três meses, Vila Franca de Xira recebeu Noites de Tertúlia, colóquios, visitas, exposições, filmes, demonstrações de toureio e da arte de pegar, animação musical e iniciativas destinadas a crianças e familiares.
Toda a oferta cultural resultou de uma parceria da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira com a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, as Tertúlias do Concelho, o Clube Taurino, o Clube Vilafranquense, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, o Ateneu Artístico Vilafranquense, a Escola de Toureio José Falcão, a Tauroleve, a Paróquia de Vila Franca de Xira, a Comissão de Festas do Sr. Jesus da Boa Morte, a Sevilhanas.Com e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Franca de Xira.
A Semana da Cultura Tauromáquica, celebrada de 2 a 10 de abril, foi o mote destes 90 dias.




























O Colete Encarnado 2022, agora, no 2022, contemplará especialmente mais um dia na sua programação. Aos três tradicionais dias do evento é introduzida a quinta-feira, 30 de junho, para proporcionar aos locais e visitantes 90 horas de diversos momentos festivos.
Para eternizar este aniversário, a espera de toiros do dia 3 de julho incluirá uma Passagem de Toiros e Campinos pela Ponte Marechal Carmona, naquela que será a reconstituição de um momento único na história do Colete Encarnado.
Nesta Festa, que se orgulha de ser uma das maiores e mais emblemáticas do Ribatejo, as esperas, largadas, corridas de toiros, espetáculos musicais e a hospitalidade das Tertúlias atraem milhares de pessoas para as ruas de Vila Franca de Xira.
A homenagem ao Campino, principal figura do evento, decorre na tarde de sábado, 2 de julho, e pretende valorizar o papel deste trabalhador do campo e a sua importância nas tradições e cultura tauromáquica vila-franquense. Este é o ponto mais alto das Festas do Colete Encarnado, que reúne campinos e população no Largo da Câmara Municipal.
Nesta edição, o Campino nomeado para esta homenagem é Joaquim Rodrigues da Silva Salvaterra, ao qual será entregue o pampilho de honra, um tributo póstumo a José Carlos Semeador.
Este ano, a animação musical tem como principais destaques Quim Barreiros, António Zambujo, Carminho, Expensive Soul e os Lucky Duckies, que atuarão no Palco da Avenida Pedro Victor.
As Festas do Colete Encarnado são o maior evento cultural e turístico promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e exaltam a ligação do campo à cidade e a identidade vila-franquense.
Em 2020 conquistou o Galardão “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

























Vila Franca de Xira em Festa


No primeiro fim de semana de julho, o Colete Encarnado volta a Vila Franca de Xira, após interregno devido à pandemia, para celebrar o seu 90.º aniversário. É o regresso da Festa Maior que nesta edição apresenta um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.

Passados 90 dias com centenas de atividades, num programa cultural abrangente destinado a toda a família, chega a homenagem mais emblemática à cultura da Festa Brava e à força viva e referência da Lezíria, o Campino.

A cidade de Vila Franca de Xira viverá um espírito único de 90 horas intensas de festa, em que um dos maiores destaques é o reviver da história com a passagem de toiros e campinos pela Ponte Marechal Carmona, para a espera de toiros de domingo, de manhã. Esperam-se milhares de pessoas nas ruas, nas tertúlias e nos vários Espetáculos taurinos: as Esperas e Largadas de toiros; a Corrida de Campinos; a Garraiada e a Corrida de Toiros na Praça Palha Blanco.

A maior Festa do Ribatejo não vive sem música e por isso, com palcos por toda a cidade, perspetivam-se grandes concertos com destaque para os Expensive Soul; Quim Barreiros; DJ Goulart; Paulo Brissos e MT 80, na Sexta-feira. António Zambujo; Lucky Duckies; DJ’s Rich &Mendes (RFM); Oitentamente e Tributo a Xutos & Pontapés no Sábado, dia 2 de julho. Por fim, Carminho e os fadistas de Vila Franca de Xira encerram as atuações do Colete Encarnado, no dia 3 de julho.

O início do Colete Encarnado assinala-se com o buzinão do barco varino, no dia 30 de junho às 6h00, em frente ao Jardim Constantino Palha. Esta inédita quinta-feira de Colete Encarnado inaugurará a exposição “90 Anos de Emoção” no Celeiro da Patriarcal às 18h00, e tem também como novidade o palco Sevilhanas.Com com o conceito street food na Av. Combatentes da Grande Guerra.

Sexta-feira, destaca-se o desfile de Tertúlias e Coletividades que rumam à Igreja Matriz para a tradicional Missa Rociera, este ano com o Coro Rociero Voces del Sur, seguida de atuação dos fadistas de Vila Franca de Xira na escadaria da Igreja.

No Sábado, a Homenagem ao Campino e a entrega do Pampilho de Honra, às 16h00 no Largo da Câmara Municipal, e o tradicional Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas são alguns dos momentos mais aguardados. Com a noite da Sardinha Assada, as Tertúlias de portas abertas e animação musical por toda a cidade regressa o convívio e amizade entre todos os vila-franquenses e visitantes.

No dia 3 de julho, além da tradicional Corrida de Toiros e do fogo de artificio de encerramento, decorre às 10h00 o já referido destaque desta 90.ª edição do Colete Encarnado: a passagem de toiros e campinos pela Ponte Marechal Carmona, num momento que terá transmissão em direto no palco da Av. Pedro Victor nas redes sociais da Câmara Municipal. Por questões de segurança não será possível assistir no tabuleiro da Ponte.

Consulte o programa e levante no Posto de Turismo a edição deste ano da revista do Colete Encarnado, uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular portuguesa.

As emoções aceleram, está de volta o Colete Encarnado!