Nave de Haver, este sábado) O primeiro grande encierro de 2022 no Concelho de Almeida

J.M.A.)

O primeiro grande Encierro a Cavalo do ano, no concelho de Almeida, decorre em Nave de Haver para a Festa de Santo António, este Sábado dia 11 de Junho a partir das 10 horas, numa organização da Associação Recreativa Cultural e Social de Nave de Haver.
Para este encierro foram escolhidos exemplares da Ganadaria Zé Noi, dos Forcalhos.
Este será também o terceiro Encierro a Cavalo do ano na Raia, após os Encierros realizados em Aldeia da Ponte e Alfaiates, por altura das Festividades da Páscoa.

David Gonçalves Presidente da Associação de Nave de Haver, desde 2018, recordou, em entrevista a Rádio Fronteira, que a tradição dos Touros nesta localidade, do concelho de Almeida, perde-se no tempo e surgiu para comemorar o Santo António.
“Queremos que os 6 toiros e os 7 cabrestos cheguem à Praça, para a alegria de todos que esperam na Praça e nas ruas”.
David Gonçalves salientou que “Nave de haver tem boas condições para os Encierros a Cavalo, uma mancha excecional com boa visibilidade”.
 
Na entrevista concedida à Rádio Fronteira, o Presidente da Associação Recreativa Cultural e Social de Nave de Haver falou também do historial da coletividade, que foi criada em 1986, dinamizando a Cultura, o Desporto e também a Caça, na aldeia.
A construção da sede da Associação foi posterior e foi fruto do trabalho de voluntarismo, de união e de companheirismo da população, tal como tinha acontecido com a construção da primeira Praça de Touros.
A Associação tem também colaborado com a Comissão de Peñas organizadora das Festas das Peñas de Agosto, que este ano decorrem nos dias 5, 6 e 7 de Agosto.
Antes da pandemia, a Associação tinha vindo a organizar quase uma atividade por mês. Agora o plano de atividades até ao final do ano, não é tão arrojado, mas o Presidente David Gonçalves, referiu que a intenção, é criar uma atividade de dois em dois meses.

Ouça a Entrevista com David Gonçalves em Podcast, aqui a qualquer momento: https://soundcloud.com/.../entrevista-com-david-goncalves...