Jaime M. Amante)
Foto : Magaly Zapata)

A Comunidade de Madrid (CAM), como proprietária da praça de touros de Las Ventas e através do seu Centro de Assuntos Taurinos, decidiu manter a Empresa Plaza 1 como adjudicatária da praça de touros, através de um procedimento de "emergência" até a resolução do novo concurso para a sua exploração.
Dado o atraso no processo do referido concurso, que não terminará na data prevista de 6 de Junho devido aos recursos interpostos, e já resolvidos, por algumas empresas tauromáquicas, a Comunidade decidiu utilizar esta fórmula para garantir a celebração, sem interrupções, da temporada taurina na "primeira" praça de toiros do mundo.

De acordo com um extenso relatório publicado no site do CAM, os responsáveis ​​do Centro de Assuntos Taurinos optaram por esta fórmula como a única viável, justificando-a pelo "grave perigo de abandono da temporada e, consequentemente, o encerramento da praça ” do ponto de vista econômico.
A Empresa "Plaza 1" atual arrendatária até este domingo - 5 de Junho - com o fim da Feira de San Isidro, continuará assim a exercer as suas funções até à resolução do novo concurso, ficando obrigada a pagar uma mensalidade ao CAM de 56.250 euros.

Nesse sentido a empresa, anunciou já três novilhadas para os três primeiros domingos de Junho, com as seguintes composições:
 
Domingo - 12 de Junho - Álvaro Burdiel, Daniel Barbero e Manuel Diosleguarde. Reses de Montealto
Domingo - 19 de Junho - José Fernando Molina, que se apresenta em Madrid, Antonio Grande e Arturo Gilio. Reses de Los Chospes
Domingo - 26 de Junho - Víctor Hernández, Diego García e Isaac Fonseca. Reses de Fuente Ymbro