Apontamento da "Protoiro") "Com a morte de Paula Rego, Portugal perde uma enorme artista..."


Destaca hoy la Protoiro, a través de su marca "Touradas" :

Com a morte de Paula Rego Portugal perde uma enorme artista, com uma visão artística única, por onde a tauromaquia era um tema presente e de grande significado. RIP

No caso do 2o quadro (Madrinha do Toureiro - o primeiro chama-se A Pega, o último desconhecemos o título) um quadro de acrílico em papel sobre tela, datado de 1990-91, este é um dos melhores exemplos do trabalho de Paula Rego e faz parte de um dos períodos mais significativos da sua carreira. A imagem mostra um quarto austero e sem janelas, onde estão de pé os dois protagonistas: a madrinha a dar os últimos retoques no fato do toureiro, enquanto uma rapariga aguarda sentada, com a capa do toureiro sobre as pernas.

"Em The Bullfighter's Godmother, Rego pega na longa tradição da história de arte de retratos de toureiros, de Velázquez a Goya, Manet e Picasso", porém em vez de se centrar no heroísmo e dinamismo da tourada, Rego fixa a sua inimitável visão artística na tragédia pessoal que tem lugar por detrás de portas fechadas, longe do espectáculo público da praça de touros. (Notas da Sotheby's).