Circula por Internet un interesantísimo video que prueba que en la vecina Francia no se escandalizan porque elencos y troupes como la de "El Bombero Torero y sus enanitos toreros" y otras similares, se ganen la vida, como artistas que son con todas las de la ley. 

El video es de unos años atrás, pero refleja claramente cómo la mismísima televisión (televisión francesa de primera línea, en horarios prime-time, emitía un programa de entretenimiento en el que eran figuras estelares, los hombres de baja estatura que nos ocupan, alguno de los cuales, precisamente, actuaban hace pocas fechas en la localidad portuguesa de Benedita, no sin que antes cuatro agitadores y un Ministro engañado, dijesen barbaridades de lo que hacen unos artistas que no causan absolutamente mal a nadie.... todo lo contrario, hacen felices -como se ve en el video- a millares que los ven actuar.

Se da la circunstancia de que nuestro muy querido amigo, Jaime M. Amante, que actuaba como torero cómico en sus tiempos en el elenco de "El Bombero Torero", participó en lo que pueden ver en el video... Y claro, le hemos pedido que evoque aquella experiencia... Nos aporta este relato :

AGOSTO DE 1989, FRANÇA.

INTERVILLE - PRAÇA DE TOIROS DE PALAVAS-LES-FLOTS

Tinha chegado ao "El Bombero Torero" no início do ano e numa "atuação" pouco comum o Canal Francês TF1 contrata o espectáculo para participarmos e apoiarmos a realização do concurso "InterVille", que não era mais que a versão caseira dos famosos "Jogos sem Fronteiras".
Eram os tempos loucos da “Lambada”, gênero musical que invadia as Feiras de Espanha e principalmente França.

Nessa noite, uma Vila do Norte de França disputava a eliminatória com a Vila de Palavas-Les-Flots e o palco a sua praça de toiros.
O concurso tinha uma audiência incrível e a nossa participação proporcionou um agradável número de espetáculos no ano seguinte.

O tema dessa noite era "Histórias Infantis" e as principais provas baseavam-se nessas histórias, mas, há sempre um mas, todas as provas contavam com a dificuldade de os concorrentes disputarem as mesmas, na companhia de uma rês brava camarguesa, a maioria da Ganadaria de Labat.

Durante o concurso, entre outras provas que não contaram com a nossa participação, surgiu uma prova que tinha como base "Branca de Neve e os sete anões". Participaram os companheiros mais pequenos, Manolín no papel de guarda da mina, Carcelis e Rafles eram os bandarilheiros de serviço, disfarçados de trabalhadores do campo e a mim tocou-me fazer de bruxa.
Um dos obstáculos era roubar peças da casa da bruxa (cada peça tinha uma respetiva pontuação). A casa estava montada sobre uma plataforma e tinha um pequeno jardim com uma cerca e a respetiva cancela.
Os concorrentes tinham que subir a rampa, tentar entrar na casa da bruxa e sair pelas traseiras através de outra rampa com os objetos que tinham conseguido recolher, mas havia o obstáculo da rês brava que várias vezes foi atrás dos concorrentes pela rampa acima.

Eu tinha uma vassoura feita de espuma e ora tinha que fugir da novilha, ora tinha que impedir a passagem dos concorrentes. Nunca na minha vida dei tanta vassourada a uns franceses, como naquela noite.
Mas lá passavam, porque muitas das vezes vinham acompanhados da novilha e eu tinha que pensar rapidamente:
- "Ó dou uma vassourada nestes gajos ou levo com a novilha em cima" e eles lá conseguiam passar, eles e a novilha...entenda-se.

Hoje, enviaram-me esta ligação da Net e não posso deixar de recordar esta noite memorável para o espetáculo "El Bombero Torero" e voltar a ver grandes artistas do toureio cómico.

JAIME  M. AMANTE