Los de la Banda do Samouco ya nos tienen tan mal acostumbrados que cuando el hecho sucede, casi no nos emocionamos... Y, sin embargo, si lo pensamos bien, que se sigan componiendo pasodobles y que se estrenen con toda solemnidad -como es el caso- tiene un mérito enorme, que merece ser resaltado con letras destacadas... Es lo que, al final, hacemos.

Pasodoble "Hernâni Moreira da Silva", de Vítor Sousa.
Interpretado em primeira audição no concerto comemorativo dos 48 anos sobre a revolução dos cravos no passado dia 25 de Abril 2022,
Vítor Sousa, músico na Banda do Samouco há cerca de 15 anos dedicou ao seu avô em jeito de homenagem e profundo agradecimento este pasodoble de sua autoria.
Hernâni Moreira da Silva, natural da vila de Nogueira (Vila Real de Trás os Montes) está há mais de 60 anos à actividade musical, sendo responsável por influenciar directamente a carreira profissional de diversos familiares, com presença em Bandas Militares (GNR, Exército): aos 86 anos de idade, deslocou-se mais de 400km para escutar a Banda do Samouco no coreto da sua terra a estrear o pasodoble da autoria de seu neto.