Jaime M. Amante)

Cumpre-se hoje o 60º aniversário da sua alternativa.
Natural de Estremoz, nasceu a 2 de Julho de 1938, o Mestre José Maldonado Cortes comemora hoje 60 anos de alternativa, recebida a 22 de Abril de 1962 na praça do Campo Pequeno das mãos do saudoso Pedro Louceiro.
Apresentou-se em público com 17 anos na praça da sua terra em Março de 1954. Irmão do também cavaleiro tauromáquico Afonso Maldonado Cortes, pai de Francisco Cortes e avô do jovem cavaleiro praticante Francisco Maldonado Cortes, José Cortes foi um dos melhores cavaleiros da sua época e é ainda hoje referenciado como um dos grandes equitadores deste país.
Ao longo da sua memorável carreira, toureou nos quatro cantos do mundo: em Portugal, em Espanha, em França, em África (Angola e Moçambique), no México, Colômbia e Venezuela onde ficou celebre a sua participação juntamente com o Engº Samuel Lupi e Alfredo Conde na primeira Corrida de Gala a Antiga Portuguesa realizada em Caracas, na tarde de 10 de Junho de 1979 (ver cartaz) e em 1969 na Indonésia concretamente em Jacarta perante 120 mil espectadores, celebrada no Estadio Nacional.

Mestre Maldonado Cortes : muitos parabéns!

Fotos D. R.