“Da Páscoa à Ascensão 40 Dias Vão”) Regresso da maior festa do concelho da Chamusca

Jaime M. Amante)

 “Da Páscoa à Ascensão 40 Dias Vão”, este é o mote que a Câmara  Municipal da Chamusca utiliza para caracterizar a maior festa do concelho e da região, a Semana da Ascensão’22.

Com entrada livre e gratuita, decorre este ano de 21 a 29 de maio, tendo o seu expoente máximo no dia 26, quinta-feira de Ascensão, feriado municipal.

O cartaz dos espetáculos reúne, artistas de renome que prometem animar as noites, que marcam o , após dois anos de interregno devido à pandemia COVID-19.
A Feira da Ascensão’22 arranca a 21 de maio, com o grande concerto de Áurea e Marisa Liz, no palco principal, seguem-se Herman José (22 de maio), Sara Correia (23 de maio), Maninho (24 de maio), Calema (25 de maio), Ágata (26 de maio), David Antunes (27 maio), Syro (28 de maio) e Fernando Daniel (29 de maio), que fecha a maior semana de cultura e tradição do concelho da Chamusca.

O momento alto da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros em Quinta-Feira de Espiga, dia 26 de maio, feriado municipal. Neste dia, festejam-se também os dons da terra, com a Tradicional Apanha da Espiga, nos campos da região.

É neste dia que a vila da Chamusca recebe milhares de forasteiros e aficionados. O cartel deste ano promete uma corrida de toiros mista, com os cavaleiros Manuel Telles Bastos e Francisco Palha e ainda a presença dos matadores António Ferrera e Manuel Dias Gomes.
Pegam os dois grupos da terra, os Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Serão lidados oito toiros da Ganadaria Herdeiros Varela Crujo.