Fue nuestro gran amigo Jaime Martínez Amante quien nos puso sobre la pista. Echa un vistazo a esto, nos dijo...

CONHECE A TRADIÇÃO DA SEGUNDA-FEIRA DE SESTAS DO CONCELHO DA CHAMUSCA?

A "Segunda-feira de Sestas" é um dia festivo local, assinalado no concelho da Chamusca, correspondendo ao dia em que antigamente entrava em vigor o regime de Verão do horário laboral dos trabalhadores rurais. 

Este dia é uma festa móvel, celebrando-se na segunda-feira seguinte ao Domingo de Pascoela, ou seja, na segunda segunda-feira após a Páscoa, que curiosamente este ano corresponde ao Feriado Nacional do 25 de Abril e a tradição vai voltar a cumprir-se numa iniciativa da União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande. (Ver cartaz)

Antigamente, os patrões ofereciam a tarde deste dia aos seus trabalhadores, que abandonavam as suas actividades nos campos e acorriam ao Monte do Bonfim, junto à Ermida do Senhor do Bonfim, onde almoçavam num clima de confraternização, no que era popularmente conhecido como ir buscar as sestas. De facto, a partir deste dia, a hora de almoço dos trabalhadores agrícolas dos campos chamusquenses era alargada, de modo a incluir as horas de maior calor no Verão.

"Segunda Feira de sestas
Na mais púdica das festas
No mais cândido festim,
Fazer as juras de amor,
Sob as vistas do Senhor,
Nas encostas do Bonfim."

J. J. Samouco da Fonseca.

(Na foto : Raúl Caldeira ... "para manter a tradição")