Amina Assis, inolvidable rejoneadora colombiana

 

AMINA ASSIS
Rejoneadora Colombiana
28 de Fevereiro de 1941 - 08 de Julho de 2018

Amina AbdulAziz Schumann Hernández, conhecida no “mundillo” tauromáquico como “Amina Assis” nasceu a 28 de Fevereiro de 1941 em Bolívar, Antioquia (Colombia). Filha de pai palestiniano e mãe colombiana .
A sua atividade no “mundillo” dos toiros, iniciou com a aprendizagem do toureio a pé sob a orientação de “El Bomba” .
Como rejoneadora apresentou-se a 13 de Outubro de 1957 no México, atuando na Praça de Toiros de El Toreo, apresentando-se nesse mesmo ano (1957) na Monumental México .
 
Debutou em Espanha como rejoneadora a 29 de Julho de 1961 na Praça de Toiros de Melilla .
A 30 de Junho de 1963 apresentou-se na Real Maestranza de Sevilla , na lide de um novilho procedente da Ganadaria de Manuel Álvarez.
Apresentou-se na Monumental de Las Ventas, em Madrid a 30 de Agosto de 1964, num Festival Misto, onde lidou um novilho procedente da Ganadaria de El Pizarral, tendo sido premiada com uma orelha. . Na sua apresentação na Monumental de Las Ventas, compartiu cartel com os novilheiros Rafael Cantó, Juan Tirado e Curri de Camas, que lidaram novilhos procedentes da Ganadaria de Hidalgo Rincón.
No ano de 1967, na Praça de Toiros de Zaragoza, frente a um toiro da Ganadaria de Clairac alcançou um grande triunfo tendo sido premiada com o corte das duas orelhas.
 
Ao longo da sua carreira pisou as arenas do México, Espanha, França, Colombia, Panamá, Costa Rica e Portugal , tendo atuado em Lisboa, na Praça de Toiros do Campo Pequeno, a 20 de Junho de 1963 numa novilhada em que participaram também os então novilheiros portugueses José Falcão e Óscar Rosmano e o espanhol Manolo Cano "El Pireo".
 
A rejoneadora colombiana Amina Assís faleceu a 8 de Julho de 2018.

Por ANTÓNIO VÉLEZ
Del Club de Amigos de la TRIBUNA da TAUROMAQUIA
In Facebook