Salgueiro da Costa

É a vez agora da entrevista rápida ao cavaleiro Salgueiro da Costa, sobre as expectativas para o Dia da Tauromaquia e para a sua actuação no Festival taurino que encerra o dia, que julgamos de interesse para todos os aficionados.

Entrevista ao Cavaleiro Salgueiro da Costa : "Vamos encher a Moita e sair da praça a tourear pelas ruas!"


Não perca esta entrevista rápida ao cavaleiro João Salgueiro da Costa sobre as expectativas para o Dia da Tauromaquia, já este sábado, e para a sua actuação no Festival Taurino que encerra o dia. 


O setor da tauromaquia foi muito resiliente face à pandemia, apesar do grande impacto que esta teve nos profissionais. Qual é a sensação de finalmente estar a ver a temporada iniciar-se sem restrições e a caminho da normalidade? 

R: Foram dois anos de muito sacrifício, esta pandemia pôs-nos mesmo à prova! Felizmente estamos a iniciar esta época com normalidade, passámos o cabo das tormentas, espero que estejamos no caminho para a Índia!


Como se define o sentimento de tourear num dia em que se celebra a tauromaquia e a liberdade cultural?

R: É um orgulho celebrar a tauromaquia, é a nossa cultura, é a identidade do nosso país e eu sinto-me português literalmente! É essencial que haja liberdade cultural, que se respeite a cultura de cada país!


A sua temporada de 2021 foi de grande afirmação, quais as suas expectativas para esta temporada de 2022?

R: Vai ser um ano de muitos compromissos, mas são os grandes desafios que me dão vida e me fazem sonhar, e portanto estou com muita expectativa para esta temporada.


Como Toureiro, quais as expectativas para a sua actuação no festival taurino do Dia da Tauromaquia, já este sábado?

R: Máxima ilusão! Que eu consiga exprimir os meus sentimentos e que os aficionados os sintam e se emocionem!


Porque é que as pessoas devem estar presentes no Dia da Tauromaquia?

R: É uma oportunidade para viverem de perto as tradições do nosso país, para demonstrarmos que nos orgulhamos das nossas raízes, para demonstrarmos que a tauromaquia está viva e boa saúde! Vamos encher a Moita e sair da praça a tourear pelas ruas!



O Festival Taurino do Dia da Tauromaquia conta com um cartel misto de luxo com os cavaleiros Ana Batista, João Moura Jr, João Ribeiro Telles, João Salgueiro da Costa, o matador português João Silva "Juanito" e o novilheiro praticante Filipe Martinho.  Pegam os forcados de Montemor e Aposento da Moita, perante toiros da ganadarias Vinhas, Murteira Grave (a pé), Passanha, Eng.° Jorge de Carvalho (a pé), Varela Crujo e Romão Tenório.

O Dia da Tauromaquia realiza-se no próximo dia 26 de fevereiro na Praça de Toiros da Moita, com diversas actividades a partir das 10h da manhã, para toda a família, encerrando com um fantástico Festival Taurino às 16h. Toda a programação e bilhetes para o Festival podem ser comprados em www.diadatauromaquia.ptOs menores de 16 anos têm entrada gratuita