E nesta serie de entrevistas rápidas com ocasião do "Día da Tauromaquia" em Portugal, chega a vez do toureiro de moda, o matador de toiros João Silva "Juanito", sobre as expectativas para este fim de semana e para a sua actuação no Festival taurino que encerra o dia, que julgamos do interesse para todos os aficionados.


Juanito sobre o Dia da Tauromaquia: “Neste dia devemos unir-nos e desfrutar”

Finalmente esta parece ser a temporada de regresso à normalidade. Qual a sensação de começar a temporada nesta fase, depois de dois anos tão duros para o setor?

R: Sobretudo de felicidade e liberdade.


O João já toureou no Dia da Tauromaquia, como se define o sentimento de tourear num dia em que se celebra a tauromaquia e a liberdade cultural?

R: É bonito fazer parte de um dia onde se defende a nossa cultura, vida e paixão, tudo num só dia, onde cabem todos os gostos e géneros da tauromaquia.


A sua carreira tem vindo em crescendo e este será um ano importante. Quais os objectivos e expectativas para esta temporada?

R: Ser melhor toureiro a cada dia e fazer as pessoas sentirem e vibrarem com o meu toureio. A partir dessa base triunfar.


Quais são as suas expectativas para a sua actuação no Dia da Tauromaquia, este sábado na Moita?

R: Em geral que a praça encha porque essa sim é a maior manifestação cultural que se pode fazer e dar, neste dia que é de todos. E pessoalmente estar à altura e poder fazer coisas especiais e emocionar o público através do toureio que tento fazer.


Porque é que as pessoas devem estar presentes no Dia da Tauromaquia?

R: Como referi antes, é um dia em cheio para os amantes da tauromaquia porque o programa engloba todas as artes, ofícios e manifestações deste mundo maravilhoso e neste dia em concreto devemos unir-nos e desfrutar.