¿Y ahora qué...?. Debate de integrantes del club de amigos de la TRIBUNA da TAUROMAQUIA.

In Radio Renascença, finales de 2018)

Tras los resultados de las Legislativas, con mayoría absoluta para el PS en Portugal, estos apuntes, análisis, opiniones, en tertulia entre varios integrantes del club de amigos de la TRIBUNA da TAUROMAQUIA.

Veamos :

Luís Capucha
A direita falhou o objetivo de deitar mão ao dinheiro do novo ciclo dos Fundos Estruturais e do PRR. Ainda bem. O PCP e, principalmente, o BE devem ter percebido qual o custo da irresponsabilidade. O PAN foi quase varrido: muito bom. O PS teve uma vitória absolutamente extraordinária. Mas creio que agora a cultura Tauromáquica está sob forte ameaça. E a tentativa de apropriação por parte de um partido populista não é coisa boa. Creio que é tempo dos aficionados democratas se unirem para uma defesa autónoma e independente da Festa. Fora da tutela dos taurinos do sistema. Apenas por amor à Festa.

Edmundo Marques DaSilva
Por amor à festa convém evitar os projectos dos "velcros" que, tanto quanto sei, devem ser ditados por alguém que nunca viu uma corrida de toiros.
Segundo parece a lei estará para sair...

Pedro Santos
A direita queria deitar a mão ao dinheiro da bazuca... essa é a piada da semana, quem provocou as eleições antecipadas foi o PS, ou estou a ver mal? Para poder usar o dinheiro a seu belo prazer e o povo português fez-lhe a vontade. Quanto à tauromaquia, irá ser aprovado o diploma que está feito à muito tempo, que será o uso obrigatório do velcro.

Francisco Serrano
A festa brava, está visto que não pode estar á espera de qualquer defesa da esfera política, têm que ser os aficionados, todos, mas todos em união, enchendo as praças até às bandeiras, mantendo um nível de qualidade e respeito nos espectáculos, mostrando que somos pessoas de bem e que estamos firmes naquilo que gostamos e defendemos. Aguardamos... ao menos que nos respeitem .

Luís Miguel BarrosoDoutor Luís Capucha isso é o que os homens já deviam ter feito há muito tempo e não terem deixado politizar a Tauromaquia! Contudo, creio que irá continuar tudo na mesma ou pior! Um abraço!


Miguel Pereira
Julgo que a tauromaquia vai deixar de ser um tema na próxima legislatura.

Luis Ribeiro
Rogerio Oliveira já por diversas vezes escrevi que quem vai acabar com a festa são os próprios dos ditos aficionados. Logo veremos se estou enganado.

Rui Bico
Reconhecer esta realidade e necessidade, é reconhecer a politização da cultura, abrir o caminho para o pensamento único!
"Primeiro levaram os negros Mas não me importei com isso.
Eu não era..."
Brecht.

Vitor Besugo
Professor Luís Capucha os homens dos toiros fizeram uma forte campanha anti PS, começando pela ProToiro, e o resultado foi a maioria para o PS, o Costa volta a perceber que não precisa dos seus votos. Felizmente temos muitos socialistas muito aficionados que irão defender a nossa tauromaquia, felizmente como eu antecipava não iríamos precisar do PAN para governar. O PS não é antitaurino, é o partido das liberdades. Não tenham medo e deixem de politizar a tauromaquia. Só temos a ganhar.

Luís Capucha
Vitor Besugo quem me dera ter tanta certeza... a Provedora do animal já prometeu o velcro em 2024. Achas que os aficionados do PS vão ser capazes de deter isso? Quanto ao comportamento da Protoiro, concordo, mas aí o melhor é perguntar aos amiguinhos/as deputados socialistas. Outra coisa: já viste onde é que o Chega tem maior percentagem? Abraço e coragem.

Vitor Besugo
Luís Capucha a provedora deve de ir à vida em breve, só lá estava para ter o voto do PAN na aprovação do orçamento. O AC já não precisa do PAN.
Possivelmente iremos ter um antigo forcado a liderar a Assembleia da República, pelo que espero que seja respeitado e não assobiado quando marcar presença numa praça de toiros, e não façam como da última vez que ele foi aos toiros, porque assim estamos a afastar os nossos. Volto a repetir. Não politizem a tauromaquia. Temos socialistas que irão cuidar dela... Capoulas Santos, Pedro Do Carmo , Manuel Alegre, João Soares, Maria da Luz Rosinha, o agora deputado por Beja, Nelson Brito e muitos outros. Temos que nos preocupar é connosco, pois há muito que oiço que quem pode acabar com a tauromaquia são os nossos.

Luís Capucha
Vitor Besugo não vou discordar. Mas quer ver a lista dos atuais deputados e governantes que são contra e querem acabar com ela? Acho que as coisas não são assim tão simples. E, meu caro, temos de politizar a tauromaquia. O que não podemos é partidarizar. Isso, não.

Mário Calado
Luís Capucha Pois... Esse, é que me parece ser, o maior problema, a sua partidarização. Eu creio nunca fui um indefectível aficionado. Gosto da festa de toiros, à minha maneira e, confesso, já gostei mais! A questão da "apropriação" é de facto perigosa. Alguém já aqui disse. "Devemos juntar-nos todos, os que gostam da tauromaquia". Até é bonita a frase!...Mas como é que é que eu posso estar junto e bem, as pessoas que gostam como eu da tauromaquia, se a maioria, e ideológicamente, defendem a minha "extinção", para ser o mais agradável possível. Como? Entre a primeira e a segunda, eu escolho, sem dúvida a minha dignidade e pensamento. Isto é muito complicado... Fiz-me entender? O meu amigo e vizinho, como sociólogo, pode esclarecer-me? Abraço!

Jose Pereira
Já á muito tempo que eu digo que nós os aficionados deveríamos criar um partido de defesa da nossa festa dos toiros.
É preciso é coragem para avançar com projetos e com pessoas credíveis que tenham os mesmos ideais que os nossos.
Um abraço.

Manel Inez
Caro, todos nós aficcionados deveríamos estar satisfeitos por haver quem não tenha medo de assumir a militância taurina independentemente de ser deste ou daquele partido.
Duma coisa sabemos; o PS e nesta matéria é mais falso que Judas.
Deixou-se subjugar às alianças com o Bloco na geringonça 1,0 e mais recentemente na 1,1 com o PAN.
Relembro as posições da Ministra da Cultura, das dificuldades criadas para termos corridas, das discriminações com que fomos tratados, da subida do IVA, a ausência de transmissões de corridas no canal público, etc, etc.
Por isso misturar tauromaquia e PS não cola.
O PS tem 4 anos de reinado para mostrar ao que vem ao Mundo Rural e à tauromaquia em particular.