Una estatua inmortaliza al maestro Vítor Mendes en las calles de Vila Franca de Xira


A escultura de homenagem ao Maestro Victor Mendes foi inaugurada em Vila Franca de Xira. A rua Otávio Pato, junto ao tanque das lavadeiras foi a escolhida para a implantação do monumento, local onde Víctor Mendes brincou na sua infância, muitas vezes ensaiando lides futuras.

O homenageado, visivelmente emocionado, agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal. Frisou que estava grato por Vila Franca de Xira o ter acolhido e permitido expressar a sua arte e talento, que acabou por se elevar aos mais altos patamares da Tauromaquia, mundo seletivo e elitista, onde só triunfam os melhores.

O Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita, destacou o facto de estar, com esta iniciativa, a fechar o ciclo de homenagens a matadores vila-franquenses. Enalteceu a carreira notável de Víctor Mendes, que, durante os 20 anos de toureio, conquistou os mais elevados lugares de destaque da Tauromaquia nacional e internacional, levando o nome de Vila Franca de Xira a todo o mundo. Sublinhou o facto de hoje em dia o Maestro contribuir para a formação de novos valores e talentos na Escola de Toureio José Falcão. Frisou ainda que Vila Franca de Xira não esquece a sua Cultura e raízes identitárias e não permite a imposição de ditaduras de gosto ou de modas.

O jornalista e crítico taurino Francisco Morgado sublinhou o percurso extraordinário do matador aquém e além-fronteiras. O artista Paulo Moura expressou a satisfação por ter sido o escultor da peça e pela amizade estabelecida com o Maestro. João Santos, Presidente da Junta de Freguesia, realçou a importância da personalidade para a cultura taurina da cidade.

O momento contou com a bênção à escultura, pelo pároco de Vila Franca de Xira, padre Ezequiel, e foi abrilhantado pela atuação da Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense, que, além de dar início à homenagem, também a encerrou, interpretando o Pasodoble dedicado a Victor Mendes, “Montera Negra”.

Imágenes de la Câmara Municipal de Vila Franca de Xira :








Artículo Anterior Artículo Siguiente