J. M. A.

ÉPOCA DAS TOURADAS À CORDA PROLONGADA ATÉ 15 DE NOVEMBRO

ILHA TERCEIRA - AÇORES


A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprovou por maioria o prolongamento excecional da época das touradas à corda até 15 de Novembro de 2021 e uma antecipação da próxima época para 18 de Abril de 2022 (segunda-feira após a Páscoa).

Este prolongamento vai de algum modo compensar minimamente as duas épocas taurinas sem touradas à corda e para que a atividade pudesse retomar a sua normalidade.

Em declarações à Lusa, a Presidente da Associação Regional de Criadores de Tourada à Corda, Sónia Ferreira, afirmou "A retoma em 2021 foi um excelente sinal para que o início da época seja em grande e sem percalços, daí também a importância de se iniciar mais cedo a época de 2022 para assegurar que eventos que estavam pensados para 2020 e 2021 se possam realizar e não se sobreponham às festas tradicionais", acrescentou.

Num mês em que as condições meteorológicas já não são tão propícias aos eventos ao ar livre, Sónia Ferreira admitiu que existam alguns "constrangimentos" e que seja necessário ajustar os horários.

"Sabemos dos constrangimentos, mesmo para os ganadeiros, ao nível do trabalho de campo não é fácil, mas queremos que haja um sinal de que a retoma da nossa normalidade voltou, para assegurar às comissões de festas que podem começar a trabalhar para 2022", reforçou.

Sem touradas à corda em 2020 e 2021, a maior parte dos ganadeiros teve de "redimensionar" as explorações, mas dos 17 membros da associação todos mantêm atividade, sobretudo devido aos apoios atribuídos por Governo Regional e autarquias, revelou a presidente.

Nas ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa, as que têm maior expressão taurina nos Açores, a população estava já "na expectativa que esta atividade retomasse", defendeu Sónia Ferreira.