Este fin de semana, en Golegá, villa ribatejana de honda tradición taurina, pero sobre todo de enorme dedicación al mundo del caballo, habrá -como en muchos otros lugares de Portugal- toma de posesión del nuevo ejecutivo municipal salido de las urnas recientemente tras las elecciones autárquicas.

Un gran amante del Caballo y el Toro, el doctor José Veiga Maltez, dice adiós en esta hora del relevo... Su sentimiento, en esta hora, lo ha dejado plasmado en las redes sociales :

GOLEGÃ, HOJE... NÃO IMAGINAM COMO ESTOU TRANQUILO!
Um dia, meu Pai, referiu-me “que a Golegã, era melhor Madrasta, que Mãe”! Não acreditei!!
Obrigado a Todos, que acreditaram e nos apoiaram nas nossas causas e convicções.
Foram 24 anos, quase um quarto de século, como Autarca, a lutar pelo nosso Concelho, para o elevar e o dignificar! Até sempre. Não imaginam como estou tranquilo!

Veiga Maltez

José Tavares Veiga Silva Maltez, nasceu a 7 de Outubro de 1956 e é licenciado em Medicina, desde o ano de 1981, pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa. 

Após o Internato de Policlínica no Hospital de Santa Maria concorre em 1985 à carreira de Clínica Geral, na qual ingressa ao ser colocado no Centro de Saúde de Torres Novas, da Administração Regional de Saúde de Santarém, propiciando-lhe assim fixar-se definitivamente na Golegã, terra da sua paixão, berço dos seus bisavós, avós e pais, na qual viria também a exercer clínica privada. 

Em 1994, adquire o grau de Generalista da Carreira de Clínica Geral e em 1995, o título de Especialista em Medicina Geral e Familiar pela Ordem dos Médicos, sendo Assistente Graduado com o Grau de Consultor de Clínica Geral em 1997, ano em que aceita o desafio político para se candidatar à Câmara Municipal da Golegã. É então eleito Presidente da Câmara Municipal, tomando posse em Janeiro de 1998, desempenhando o cargo ao longo de quase 16 anos, até Outubro de 2013, não se podendo recandidatar pela imposição legal relativa ao limite de mandatos dos Presidente das Câmaras Municípais. 

Ao longo de todos os seus mandatos assumiu sempre os Pelouros da Educação, da Saúde, da Cultura e do Turismo. 
Ao iniciar as suas funções como Edil teve como principal objectivo, entre outras prioridades, proclamar a Golegã, Capital Portuguesa do Cavalo, a qual sob sua égide foi dotada das infra-estruturas e equipamentos desejáveis para sustentar esse título, que orgulhosamente hoje ostenta e por todos é reconhecido. 
Desde a edificação do primeiro Picadeiro Público Coberto, em 1999, à inauguração, em 2013, do Centro de Alto Rendimento de Portugal para Desportos Equestres (Hippos Golegã), uma sucessão de acontecimentos marcaram a dinâmica e criatividade do Médico-Autarca, em prol do Cavalo e da Arte Equestre, quer com a introdução da Equitação, como complemento curricular das Escolas do Concelho da Golegã, quer com diversas iniciativas, de onde sobressai entre outras, o Equuspolis construído em 2003, também para sede da história e do percurso do Cavalo e do seu mundo, através dos tempos, assim como espaço de letras, artes e discussão científica. 

Sob a sua Presidência da Feira Nacional do Cavalo surgiram a ExpoÉgua (1998), a Romaria de São Martinho e a Feira Internacional do Cavalo Lusitano (1999), eventos detonadores do desenvolvimento baseado no campo histórico-cultural, o qual sempre utilizou para o progresso do município que liderou ao longo de uma década e meia, conseguindo com sucesso uma simbiose entre tradição e modernidade, dotando as urbes, às quais lhes salvaguardou a identidade, com estruturas próprias do séc. XXI, muitas das quais superiores à média da União Europeia. 
Assim, foi ditando um Concelho sentido e vivido, atractivo e mediático, com uma expressão inigualável, preparado para os desafios da contemporaneidade, que sob a sua liderança veio granjeando, entre outros títulos, o de “Melhor Desempenho Ambiental”, pela Fórum Ambiente e o de “Concelho com Excelente Qualidade de Vida”, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. 

O Município da Golegã viu ainda, sob a Presidência Veiga Maltez, o seu mediatismo internacional acrescentado, ao ser co-fundador da Rede EuroEquus, com as suas Município da Golegã – Câmara Municipal congéneres europeias, como Jerez de la Frontera, Warengem e Pardubice, com o objectivo de proteger, promover e valorizar as “regiões equestres”, assegurando a preservação do património equestre europeu, corroborando então a aposta forte do edil, na defesa e estímulo de uma identidade sócio-cultural e económica, hoje bem viva na Capital Portuguesa do Cavalo, que interessa perpetuar. “Autarca por Excelência” pelo Instituto Fontes Pereira de Melo, “Ribatejano Ilustre” pela Casa do Ribatejo, foi-lhe atribuído o Grau de Comendador da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral, “pela sua actividade no âmbito da Presidência da Câmara da Golegã e como promotor insigne das mais notáveis tradições portuguesas”. 

Também a Cidade de Santarém, em 10 de Junho de 2007, o homenageou pela “defesa dos valores e da identidade ribatejana” tendo sido recentemente distinguido com a Medalha de Serviços Distintos- Grau Ouro, pela Liga dos Bombeiros Portugueses. Autor de diversas publicações, das quais se destacam, “Entre a Razão e o Coração- Dilema de um Médico Autarca”, “Património Hipomóvel na Golegã” e “Património HistóricoArquitectónico do Concelho da Golegã”, “Descubra-nos/Find us”, “Festas, Feiras e Procissões”, entre outras, prefaciou e colaborou ainda em inúmeras edições do foro turístico-cultural, relativas à Rota do Cavalo e do Ribatejo que imaginou e criou em 2007, tendo desempenhado ainda funções de Docente da Unidade Curricular de Gestão Autárquica do Património Cultural, regida pelo Professor Coordenador Luís Mota Figueira, Instituto Politécnico de Tomar. 

Co-herdeiro de uma parte do património genético, legado pelo seu bisavô, o Eng. Manuel Tavares Veiga, gere a sua Coudelaria, com o seu irmão, sediada na Golegã, na Quinta do Salvador. 
Além de Presidente da Associação Feira Nacional do Cavalo, foi Presidente da Resitejo, Presidente do Conselho de Administração Lusitanus S.A., Presidente do Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria I - Ribatejo e Presidente da Rede EuroEquus, cargos, entre outros, que sempre desempenhou de forma graciosa. 

É na actualidade o Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas e Presidente da Associação Nacional de Turismo Equestre, desempenhando ainda funções de Assistente da Cadeira de Geriatria da Faculdade de Medicina de Lisboa, pro bonus. 
Em Setembro de 2013 candidatou-se ao Orgão Deliberativo do Município da Golegã, tendo sido assim, eleito Presidente da Assembleia Municipal da Golegã, para o Mandato Autárquico 2013-2017. 
Em Outubro de 2017, é novamente eleito Presidente da Câmara Municipal da Golegã, por maioria absoluta, para o Mandato Autárquico 2017 – 2021, cargo que desempenhou até a actualidade.