Lara Raquel Veiga ( blogue "Aos olhos de uma aficionada") es una de las voces, en nombre de los aficionados a la Tauromaquia, que se ha alzado firme en las últimas horas en Portugal y con la valentía que la caracteriza, dando ejemplo ante la cobardía preocupante de otros taurinos, ha dicho en su red social de Facebook y en su site, cosas como las siguientes :

Não permito que proíbam os meus filhos de estar onde se sentem felizes e bem, onde sorriem, onde aprendem a valorizar a amizade, a ajuda ao próximo, o companheirismo, o respeito ao animal bravo e cheio de brio como é o toiro.
Vergonhoso uma minoria querer fazer lavagens cerebrais a alguns sem vontade própria, sem personalidade, sem carácter e sem opinião, apenas tenho pena dos poucos que se deixam manipular, esses poucos que acham que o ovo vem do supermercado, a carne nasce das árvores e afins....
É preocupante ao ponto que o nosso país está a chegar em que permitem que um jovem de 16 anos possa mudar de sexo mas não possa ir aos toiros, uma sociedade que permite programas carregados de sexo, violência e drogas mas depois o mau é passar uma corrida de toiros na TV!!!
Vergonhoso quando uma sociedade para se fazer notar tem que ir de saia para a assembleia da república e ainda acha que cada um tem direito a se vestir como quer, isso de facto tem, mas tem também que ter respeito e saber estar pela história e pela lei de um país!!!!
Hoje em dia tudo é permitido e todos acham bem e correcto as faltas de respeito constantes que existem nos mais diversos grupos que coabitam em Portugal mas o importante para alguns é proibir as touradas, proibir a caça, proibir a pesca e tudo mais!!!!
Sinceramente para os meus filhos será mais difícil explicar porque querem que as meninas usem a mesma casa de banho que os meninos do que muitas das palermices que levam à assembleia da República sobre a tauromaquia....
É no sorriso mais belo de uma criança que nasce a esperança de um futuro melhor.
Dessa forma que se respeite as escolhas, gostos e paixões de uma criança, todas as crianças têm o direito de ser livres, de crescer com o que lhes faz feliz, sem ter alguém que os condene apenas porque não vai de encontro ao parâmetros normais, às ditas modas ou quereres de terceiros!!!
As nossas crianças taurinas são felizes, vivem o campo com paixão, vivem a aficion como uma certeza absoluta que querem levar pela vida fora.
O sorriso de uma criança, tem uma magia tão intensa, que é capaz de transformar um simples gesto... num majestoso espetáculo.
Dessa forma respeitem cada sorriso na cara de uma criança que apenas existe numa praça de toiros porque é aficionado!!!
Chegou o momento de todos nós nos unirmos e sairmos para a rua mostrando a nossa luta, lutar pela nossa tradição pela nossa cultura.
Irei lutar para que os meus filhos possam continuar a sorrir numa praça de toiros....
Todos juntos somos mais fortes.

-----