FEIRA TAURINA COMEMORATIVA 
DO CENTENÁRIO DA PRAÇA DE TOIROS 
DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO.

Informa : Jaime M. Amante


A Praça de Toiros de Sobral de Monte Agraço, comemora este ano de 2021 o seu centenário.

A 11 e 12 de Setembro de 1921 anunciavam-se duas Grandes Corridas para inaugurar a praça de toiros do Sobral de Monte Agraço. Seriam lidados 16 Touros, 8 em cada tarde, da afamada ganadaria de António Luiz Lopes.
Nas duas tardes atuaram os cavaleiros Rufino Pedro da Costa e Arthur Ferreira da Silva e o espada “Alfarero”.
Bandarilheiros: José Ribeiro Thomé, João Froes, Francisco Rocha, Matheus Falcão, António da Cruz e António Carvalho
E um valente Grupo de Forcados de Vila Franca de Xira tendo por cabo o destemido Manuel Burrico

Passados 100 anos e na atualidade, gerida pelo empresário José Luís Gomes, apresenta esta temporada dois espetáculos taurinos, uma corrida de toiros mista e uma corrida de toiros à portuguesa.

No dia 12 de Setembro, pelas 16.30, será corrida de toiros mista com a Ganadaria Pontes Dias, do saudoso Sr. Manuel Agostinho Pontes Dias, recentemente falecido. Estarão em praça os cavaleiros Manuel Telles Bastos e Francisco Palha, o matador Manuel Dias Gomes e o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa capitaneado por Pedro Maria Gomes.

No dia 19 de Setembro, pelas 16.30, será a corrida de toiros à Portuguesa. João Moura, Rui Salvador, Ana Batista, Duarte Pinto, Miguel Moura e David Gomes frente a toiros da Ganadaria de Lopes Branco. Pegam a corrida os Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca e Beja, respetivamente capitaneados por Vasco Pereira e Miguel Sampaio.