Recompuesta la Feria de Santarém : João Moura sustituye a su hijo en la corrida del día 25

João Moura Jr. -que está lesionado de consideración tras una caída de un caballo mientras entrenaba (tal y como informamos en la TRIBUNA da TAUROMAQUIA) será sustituido por su padre en la corrida para la que estaba contratado, en la feria de Santarêm.


De Rui Bento Vasquez, apoderado do cavaleiro João Moura Jr., recebemos o seguinte comunicado :

Lamentando profundamente este comunicado, vimos anunciar que o cavaleiro João Moura Jr. ontem, ao fim da manhã , quando treinava na sua herdade em Elvas, sofreu uma queda de um cavalo com a pouca fortuna que o mesmo caiu sobre ele, causando-lhe várias lesões tanto na sua perna esquerda, igualmente no tronco, rosto e consequentemente na vista direita criando lesões profundas e preocupantes. Sendo imediatamente transportado para o Centro médico Mafre Salud da cidade de Badajoz, tendo sido aí atendido de todas as lesões.

Posteriormente, por indicação da própria clinica, foi transportado para a cidade de Cáceres e atendido na Clinica Oftalvist, clinica da especialidade de oftalmologia onde foi submetido a tratamento.

Na clinica de Badajoz foi-lhe diagnosticado as seguintes lesões:
“Esguince grado II tobillo izqdo” – Imobiliza-se com botin de gesso.

Na clinica oftalmológica o diagnóstico foi o seguinte:
“Queratopatía traumática” (encontramos em OD erosão corneal profunda de quase toda a superfície e restos de terra em conjuntiva tarsal e fundo de saco, que limpamos profusamente com hermostetas y BSS).

A empresa Praça Maior já tem em seu poder os atestados médicos comprovativos do sucedido. O Cavaleiro João Moura Jr. agradece publicamente a forma como foi recebido e tratado em qualquer uma das clinicas onde foi atendido, sendo que lamenta profundamente não poder estar no próximo dia 25 na
Monumental de Santarém num dos cartéis e numa das Praças que mais ilusão lhe fazia tourear nesta temporada."

Sem mais e com tristeza, emitimos este comunicado,
O apoderado
Rui Bento.

COMUNICADO DE LOS ORGANIZADORES DE LA FERIA DE SANTARÊM

Na sequência da notícia hoje recebida (acompanhada dos respetivos atestados médicos) de que o cavaleiro João Moura Jr. sofreu ontem uma queda enquanto treinava, da qual resultaram lesões, numa perna e numa vista, que o impedem de tourear no próximo sábado, dia 25, na Corrida dos Agricultores, em Santarém, fomos obrigados a procurar a sua substituição.

Como sabem, esta corrida, originalmente um mano-a-mano entre os cavaleiros António Ribeiro Telles e João Moura Jr., já antes tinha obrigado à substituição do cavaleiro António Ribeiro Telles, que ainda recupera da grave colhida sofrida no passado dia 15 de Agosto em Reguengos de Monsaraz, que o manteve durante mais de uma semana em coma induzido.
O perigo faz parte da Tauromaquia. Os toureiros (entre os quais incluímos os forcados) são artistas que arriscam a sua vida, desenvolvendo uma atividade que não tem um guião pré-definido, e onde as “cenas” não têm duplos, nem rede de segurança. É também a incerteza e o perigo, o destemor e a valentia, que nos fazem ser aficionados.
Por isso, mais do que lamentarmos, e nos lamentarmos, por nos ter calhado a nós, enquanto promotores e aficionados, termos de lidar com esta situação, o que temos a fazer é desejar rápidas melhoras ao João Moura Jr., e também, naturalmente, ao António Ribeiro Telles, e encontrarmos uma solução para a lide dos seis imponentes toiros do Dr. António Silva que se encontram prontos para ser lidados em Santarém.

Assim, tendo em conta o lema original desta corrida da CAP – “2 Dinastias – 2 Estilos – 2 Gerações” – decidimos convidar o cavaleiro João Moura (pai) para substituir o seu filho João, tendo este aceite este grande desafio.
Assim a Corrida dos Agricultores do próximo dia 25 de Setembro, pelas 17h00, será composta pelos cavaleiros João Moura e João Ribeiro Telles, em mano-a-mano, na lide de seis toiros da ganadaria Dr. António Silva. O Grupo de Forcados Amadores de Santarém pegará os seis toiros em solitário.

Associação Praça Maior.



Artículo Anterior Artículo Siguiente