PACO DUARTE - ALTERNATIVA HÁ 30 ANOS

Por Jaime M. Amante.

Francisco Ferreira Duarte nasceu a 25 de Março na Malveira. Anunciado como "Xiquito da Malveira" estreia-se em publico a 15 de Agosto de 1972 na sua Malveira. Mais tarde, presta provas para novilheiro praticante em Santo António das Areias, na tarde de 26 de Abril de 1976.

Em 1978 após ter permanecido um mês vestido de toureiro à porta da Monumental de Madrid, pedindo uma oportunidade para atuar acaba por realizar o seu sonho. A empresa de Madrid acaba por contratar o toureiro de Portugal e Paco Duarte forma nesse dia 12 de Outubro de 1978 (Día de La Hispanidad) cartel com António Poveda e Curro Luque frente a novilhos da ganadaria de Jaral de La Mira.

Recebe alternativa em que em Chelva (Valência, Espanha), na tarde de 25 de Agosto de 1991; Paco Duarte têm como padrinho o francês Michel Lagravére, com o testemunho do espanhol Gregório de Jesus.

Mais tarde abdica profissionalmente da categoria de matador de toiros, para se tornar bandarilheiro -puntillero função que o torna muito popular e conhecido no meio taurino pela sua eficácia. Actuou integrando as quadrilhas de grandes figuras do toureio a cavalo de Portugal e de Espanha.

Foi sempre uma peça importante para os jovem portugueses que radicados em Espanha e em busca do sonho de seres toureiros contaram sempre com a ajuda e apoio de Francisco Duarte.

Retirado das arenas, Paco Duarte é hoje apoderado do cavaleiro David Gomes.

Foto D.R. / Farpas / Botân.