TERTÚLIA FESTA BRAVA - 75 ANOS DE HISTÓRIA
9 de Agosto (1946 - 2021) 75 anos de História a servir a Festa Brava.

Informa : Jaime Martínez Amante.

A Tertúlia Festa Brava nasceu há 75 anos, em 9 de Agosto de 1946 - a terceira mais antiga do país - com a dissidência de alguns sócios e diretores do Grupo Tauromáquico Sector 1, que ao não concordarem com as políticas da direção da altura, resolveram então criar uma nova agremiação.

Inicialmente, conviveu paredes meias com o Parque Mayer, mais concretamente na Rua do Salitre.
Em 1948 muda-se com armas e bagagens para a Praça da Alegria em Lisboa, até que um incêndio na madrugada de 22 de Dezembro de 2009, consumiu o edifício. Curiosamente as instalações da Tertúlia Festa Brava e do lendário Hot Club não arderam, mas ficaram inundadas com os milhares de litros de água utilizados para combater o incêndio, destruindo um vasto espólio adquirido ao longo de 60 anos, muita história se perdeu, mas algum espólio foi recuperado.
O edifício foi prontamente demolido pela Câmara Municipal de Lisboa, proprietária do imóvel.

Nas instalações da Praça da Alegria funcionou uma Escola de Toureio que tinha como professores Júlio Glória e Alberto Bartissol.
Nos anos em que esteve sediada em Lisboa desenvolveu uma importante e riquíssima atividade em prol da manutenção e divulgação da Festa Brava.
Ciclos Internacionais de Filme Taurino, Congressos, Conferências e Colóquios, Homenagens a Figuras Grande da Festa Brava, Excursões (taurinas) no país e ao estranjeiro e as já famosas tardes de Fado, eram aliciantes para a cosmopolita vida taurina na capital.
Na foto abaixo : almoço de homenagem ao cavaleiro Joaquim Bastinhas a terminar com fado.
 
É no rescaldo do incêndio, e na busca de uma nova sede, que a Tertúlia Festa Brava chega a Azambuja.
Pela mão do seu atual Presidente, Rui Casqueiro mantêm a dinâmica que sempre caracterizou a tão popular Tertúlia.
Hoje, com novas instalações, inauguradas recentemente, na típica e castiça vila ribatejana mantêm vivo o seu lema maior - pugnar pela preservação e dignificação da cultura tauromáquica e na defesa da Festa Brava.
9 de Agosto (1946 - 2021) 75 anos de História a servir a Festa Brava.